STF forma maioria para condenar Bolsonaro por crime de organização criminosa em ação por tentativa de golpe - Portal Canaã

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) consolidou nesta quinta-feira maioria de votos para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro pelo crime de organização criminosa no âmbito da ação penal que apura sua participação em trama golpista relacionada aos eventos que se seguiram às eleições de 2022.

Leia mais

A ministra Cármen Lúcia deu o voto decisivo, acompanhando o relator Alexandre de Moraes e o ministro Flávio Dino. Até agora, somente o ministro Luiz Fux havia votado pela absolvição de Bolsonaro desse crime.

Leia mais

Além de Bolsonaro, mais sete réus são acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por diversos crimes, entre eles:

Leia mais
  • tentativa de golpe de Estado;
  • tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • organização criminosa armada;
  • dano qualificado;
  • deterioração de patrimônio tombado.
Leia mais

O julgamento ainda não foi concluído: faltam voto do presidente da primeira turma Cristiano Zanin para decidir sobre todos os crimes imputados — inclusive definindo penas e regimes de prisão, se aplicáveis. Se condenado em todos os delitos, Bolsonaro pode enfrentar penas de prisão que chegam a 43 anos.

Leia mais

Source link

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Canaã dos Carajás PA