O senador Marcos do Val (Podemos-ES) causou polêmica ao afirmar, em vídeo publicado nas redes sociais, que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes será alvo de sanções na próxima semana, sob a Lei Magnitsky, dos Estados Unidos.
A declaração, feita durante sua estadia em Orlando, nos EUA, intensifica o embate público entre o parlamentar e o magistrado.
Segundo Do Val, as sanções seriam resultado de denúncias internacionais que ele próprio teria levado a autoridades estrangeiras, incluindo contatos com parlamentares americanos, como o senador Marco Rubio.
O senador, que já foi agente da SWAT nos EUA, alega possuir um “Visto de Categoria S”, concedido a informantes estrangeiros, o que reforçaria sua credibilidade junto às autoridades americanas. Ele afirmou: “Não estou aqui fugindo, estou curtindo com minha filha, mas o cerco está se fechando para Moraes.”
A menção à Lei Magnitsky, que permite aos EUA impor sanções a indivíduos acusados de violações de direitos humanos, não foi acompanhada de provas concretas ou detalhes sobre o processo. O senador, que descumpriu medidas cautelares do STF ao viajar para os EUA com passaporte diplomático, apesar de ordem judicial de Moraes para sua retenção, também desafiou o ministro diretamente: “Vou ao seu gabinete sem seguranças, só eu e você, desarmados.”
EITA 🔥👀🍿
O senador Marcos do Val revela que Moraes será sancionado pela Lei Magnitsky já na próxima semana
Além de ex-agente da SWAT e amigo do Marco Rubio, o homem tem um Visto de Categoria S, dado a estrangeiros INFORMANTES dos EUA 👀
Há quem ainda chame de louco.. pic.twitter.com/2KAqT0vn2b
— BielConn (@bielconn) July 27, 2025
A Lei Magnitsky é uma legislação dos Estados Unidos, aprovada em 2012, que permite ao governo americano impor sanções a indivíduos ou entidades estrangeiras acusadas de violações graves de direitos humanos ou corrupção significativa. Inicialmente, a lei foi criada em resposta à morte de Sergei Magnitsky, um advogado russo que denunciou esquemas de corrupção no governo da Rússia e morreu em circunstâncias suspeitas numa prisão em 2009.Detalhes principais da Lei Magnitsky:
Em outro vídeo(abaixo), Du Val, fala mais sobre Moraes.
O Senador Marcos do Val burla ordens do Ditador Alexandre de Moraes e usando o passaporte diplomático viajou para os Estados Unidos. Marcos do Val é uma das vítimas da ditadura brasileira que teve suas redes sociais bloqueadas e seu passado pessoal confiscado pela PF.FORA LULA pic.twitter.com/26HUIfikrP
— Marta Rosa (@martarosamrs) July 25, 2025
Source link
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!