A iniciativa é resultado do trabalho desenvolvido pela UsiPaz Bengui. As expositoras, nos últimos meses, participaram de cursos, oficinas e atividades de fomento ao empreendedorismo.

Por Chrystian Machado (SEAC)

06/05/2025 17h08

O espaço, com as criações das empreendedoras, está aberto no Parque Shopping até o final de maio

A “Feirinha das Mães da Usina da Paz”, iniciativa que reúne 18 mulheres empreendedoras que participaram de capacitações na Usina da Paz Bengui, em Belém, foi aberta nesta terça-feira (6), no Parque Shopping, e prosseguirá até o fim de maio, como parte das comemorações pelo Dia das Mães, e também para fortalecer a economia promovida por mulheres.

A iniciativa é resultado do trabalho desenvolvido pela UsiPaz Bengui, equipamento público que integra o Programa Territórios pela Paz (TerPaz). As expositoras são moradoras do entorno da Usina, que ao longo dos últimos meses participaram de cursos, oficinas e atividades de fomento ao empreendedorismo promovidos pela UsiPaz.

Artesã Samanta Ramos: “preparada e valorizada”

“Participar dessa Feira é um sonho realizado. Antes da UsiPaz, eu tinha a costura como um hobby. Após participar dos cursos de corte e costura, aprendi muitas técnicas e me capacitei. Hoje, me sinto preparada e valorizada como empreendedora, ainda mais tendo uma oportunidade incrível como essa”, disse Samanta Ramos, 32 anos, artesã que trabalha com acessórios e costura.

Para Claudineia Veloso, 56 anos, que produz peças em tricô, a experiência é também uma forma de inspirar outras mulheres da comunidade. “É muito gratificante ver os clientes elogiando o nosso trabalho. Isso nos motiva a crescer e acreditar no nosso potencial. Essa oportunidade é maravilhosa. Eu só tenho a agradecer à Usina por tudo o que ela tem feito pelas mulheres do Bengui”, afirmou.

Claudineia Veloso ressalta a inspiração para outras mulheres da comunidade

Criatividade – A Feira apresenta uma variedade de produtos feitos de forma artesanal, como artigos de decoração, roupas, cosméticos, brincos e acessórios, produzidos por mulheres da comunidade, que encontraram no empreendedorismo uma nova forma de geração de renda.

Juliana Chaves: Feira dá visibilidade

Juliana Chaves, coordenadora da Usina da Paz Bengui, ressaltou que a Feira representa um espaço de visibilidade, valorização do trabalho feminino e incentivo à autonomia financeira. “Espaços como esse garantem às empreendedoras do bairro um local de vendas com uma grande circulação de pessoas, uma oportunidade para elas formarem uma clientela e consolidarem essa mudança na vida”, reforçou.

Serviço: A Feirinha das Mães está aberta até o final de maio, das 10h às 22h, no primeiro piso do Parque Shopping, na Rodovia Augusto Montenegro, 4300, bairro Parque Verde, em Belém.



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui