A saúde pública de Parauapebas vai ganhar um importante reforço: a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte V na zona sul da cidade, mais precisamente na região da VS-10. O contrato para execução da obra foi oficialmente assinado entre a Prefeitura Municipal e a empresa Inovare Empreendimentos, Construções e Serviços Ltda, responsável pela obra.
Com investimento de R$ 6.020.243,38 (seis milhões, vinte mil, duzentos e quarenta e três reais e trinta e oito centavos), a UBS será viabilizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por meio da proposta nº 12581.2320001/24-004. O contrato (nº 20250551), originado na Concorrência Eletrônica nº 90001.2025 e vinculado ao Processo Licitatório 3.2025-001 Semsa e terá vigência de 24 meses a partir de sua assinatura, ocorrida em 5 de agosto de 2025.
A nova unidade terá capacidade para atender de 30 mil a 50 mil pessoas, oferecendo uma estrutura moderna e completa para atender às demandas da atenção primária na região.
Características da UBS de Porte V:
• Atendimento ampliado, com capacidade para até 6 equipes de Saúde da Família (eSF)
• Estrutura física completa, com consultórios médicos e odontológicos, salas de vacinação, coleta de exames, curativos, procedimentos, entre outros
• Acesso facilitado aos serviços de saúde para a população da Zona Sul.
Compromisso com a saúde da população:
Segundo o prefeito Aurélio Goiano, o novo equipamento reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da atenção básica e com o bem-estar da população. “Estamos investindo em saúde com planejamento e responsabilidade. A construção dessa UBS é mais um passo importante para aproximar os serviços da comunidade e garantir atendimento digno e de qualidade à nossa gente”, destacou o prefeito.
Já o secretário municipal de Saúde, Luiz Veloso, ressalta a importância da unidade para a descentralização dos atendimentos: “Essa UBS de Porte V vai ampliar significativamente nossa capacidade de atendimento na zona sul. Com mais equipes e estrutura adequada, vamos oferecer serviços com mais eficiência e humanização”, afirmou o secretário.
Com essa nova unidade, Parauapebas segue avançando na estruturação de uma rede de saúde mais forte, acessível e voltada para as necessidades reais da população.