A Associação Comercial de São Paulo vai inaugurar nesta quarta-feira (23) um “gastômetro”, a ser exibido num painel luminoso em frente à sede da entidade, no centro da capital.
Os dados, alimentados em tempo real, mostrarão o valor total da despesa do setor público (excluindo juros) de Executivo, Legislativo e Judiciário nas três esferas de poder –União, estados e municípios.
A iniciativa se junta à do “impostômetro”, que já funciona há 20 anos no mesmo local.
“Conseguimos criar na população a mentalidade de que é importante saber quanto cada um paga de imposto no dia a dia. Hoje, o grande tema econômico é o gasto público, então a ideia é repetir a experiência”, diz Guilherme Afif Domingos, membro do conselho da Associação Comercial e um dos autores da ideia.
Embora Afif seja secretário de Projetos Especiais do governo Tarcísio de Freitas, a ideia de exibir o Gasto Brasil, nome oficial do “gastômetro”, não tem relação com a gestão estadual.
A inauguração ocorrerá às 14h, com a presença de representantes da Associação Comercial. Segundo Afif, a próxima etapa é chamar a atenção para o endividamento público, com um “endividômetro”.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.