No local, os órgãos de segurança realizam alinhamentos operacionais e a população pode registrar ocorrências

Por Roberta Meireles (SEGUP)

24/04/2025 14h49

Para intensificar as ações integradas de segurança pública no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) instalou o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) em um ponto estratégico da região. No local, os órgãos de segurança realizam alinhamentos operacionais e a população pode registrar ocorrências.

Segundo o secretário adjunto operacional da Segup, coronel Sérgio Neves, o reforço faz parte da mobilização iniciada na última terça-feira (22), com foco na proteção dos moradores e na prisão dos envolvidos no incêndio dos ônibus. “Com o CICC Móvel na área, conseguimos oferecer um ponto de apoio aos agentes que atuam no bairro e entorno, integrar as ações entre Polícia Civil e Polícia Militar, além de prestar atendimento à população. Reforçamos que o Estado está presente, ao lado da comunidade, como um braço forte para mitigar os impactos dos crimes. Seguiremos com as operações, avaliando diariamente o cenário e as estratégias adotadas por cada força de segurança”, afirmou.

CICC Móvel

O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel está instalado na rua Oswaldo Cruz, em Águas Lindas, como base de apoio aos agentes que atuam nas ações de monitoramento, alinhamento de estratégias e tomada de decisões. A unidade funcionará de forma contínua até o encerramento das operações. O local também serve como ponto de registro de ocorrências policiais, sendo os casos de flagrante encaminhados à delegacia competente.

Ações de Segurança

As forças de segurança seguem com buscas para localizar os envolvidos nas práticas criminosas, além de manter o policiamento ostensivo, barreiras para abordagens de pedestres e veículos, e ações de investigação.

Integração

As ações foram intensificadas desde a noite da última terça-feira (22), com o objetivo de garantir a segurança da população, manter a ordem pública e agilizar as investigações relacionadas ao incêndio dos dois ônibus no bairro.

O trabalho é realizado de forma integrada pelas forças de segurança, com atuação do policiamento da área e apoio de equipes especializadas da Polícia Militar, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão de Ações com Cães (BAC), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e Regimento de Policiamento Montado (RPMOM).

A Polícia Civil também atua por meio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), Núcleo de Inteligência Policial (NIP), Diretoria de Polícia Especializada (DPE) e Delegacia de Repressão a Facções Criminosas (DRFC). O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) realiza sobrevoos para apoiar as equipes em solo.

ca (Graesp) que está realizando sobrevoos para auxiliar as equipes que estão em via terrestre.



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui