Por trás das iscas artificiais e dos motores zunindo no rio Araguaia, há mais do que um torneio de pesca: há uma estratégia. O prefeito do município de São Geraldo do Araguaia, Dr. Jefferson Oliveira (MDB) transformou o 4º Torneio de Pesca Esportiva (Topersaga) em um modelo de política pública que alia preservação ambiental, valorização do território e estímulo econômico.
A escolha do tucunaré como símbolo não é à toa. Espécie nobre e valorizada pelos pescadores esportivos, o tucunaré é também um termômetro da saúde do rio. E, ao promover a pesca esportiva com regras rígidas, como o sistema de pesca e solte, São Geraldo do Araguaia inverte a lógica predatória e aposta na sustentabilidade como ativo turístico.
Nos dias 18 e 19 de julho, a cidade deve se transformar. A expectativa é atrair milhares de pessoas, movimentando hotéis, pousadas, bares, restaurantes, comércio e até vendedores ambulantes. Tudo gira em torno do Araguaia, mas também das decisões que partem do gabinete da prefeitura. Para consolidar o evento como grande vitrine regional, o prefeito convocou atrações nacionais: Maiara e Maraisa no primeiro dia, e Allana Macedo no segundo. É entretenimento como motor de renda e também de identidade.
Com localização privilegiada, na divisa entre o Pará e o Tocantins, São Geraldo do Araguaia está a um salto de importantes centros como Araguaína (TO), Imperatriz (MA), além de Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás (PA). Juntas, essas cidades formam um cinturão populacional e econômico que vê em São Geraldo não apenas um ponto no mapa, mas um novo polo de ecoturismo em expansão.
A lógica é simples e eficaz: proteger o tucunaré para repovoar o rio com a espécie e atrair turistas; atrair turistas para fortalecer o comércio; fortalecer o comércio para gerar renda e empregos. Com isso, Jefferson Oliveira promove, além do torneio, um novo ciclo de desenvolvimento para a cidade ancorado no que ela tem de mais autêntico: o rio, o peixe, o povo e a paisagem.
Se o Topersaga continuar crescendo nesse ritmo, não será exagero dizer que São Geraldo do Araguaia está pescando mais que tucunarés, está fisgando um futuro promissor.

