Prefeita de Canaã apresenta políticas públicas e ganha reconhecimento Internacional noFórum de Gastronomia
As experiências de Canaã dos Carajás na integração entre alimentação, políticas sociais e desenvolvimento sustentável foram destaque no Fórum Internacional de Gastronomia, realizado nesta quarta-feira (22), durante a 2ª Bienal de Gastronomia de Belo Horizonte. O evento foi promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), em parceria com o Sebrae Minas.
A prefeita Josemira Gadelha foi a única representante do Poder Executivo municipal convidada para participar da mesa-redonda “Alimentar o Futuro: cultura alimentar em transformação”, que reuniu chefs, especialistas e empreendedores de todo o Brasil. A atividade foi mediada pelo chef e apresentador Pedro Benoliel (Ateliê Benoliel) e contou também com a participação de Adélia Rodrigues, pesquisadora de cultura alimentar periférica e sócia-fundadora do Gastronomia Periférica, e do jornalista e especialista em redes sociais Bernardo Cançado (Oncevai).
Durante a palestra, a prefeita apresentou o modelo de desenvolvimento que tem colocado Canaã dos Carajás como referência nacional em políticas públicas que unem educação alimentar, protagonismo feminino e sustentabilidade rural.

“Em Canaã, dizemos que o alimento conta a história de uma cidade sustentável, próspera e feliz. Essa história começa muito antes da primeira garfada — nasce no campo, nas mãos dos nossos agricultores e nas cozinhas das nossas famílias”, afirmou Josemira.
Ela também reforçou o papel das mulheres na transformação social:
“Grande parte da população rural de Canaã é formada por mulheres agricultoras. Elas produzem e alimentam o nosso futuro — literalmente. 100% da verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é destinada à merenda escolar. Digo isso com muito orgulho.”
A prefeita apresentou ainda programas que unem gastronomia e desenvolvimento econômico, como o Projeto Mão na Massa, que capacita mulheres em vulnerabilidade social, e o Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável, que oferece crédito de até R$ 560 mil para produtores e comerciantes locais.
“Essas ações tiram famílias da insegurança alimentar e criam um ciclo de prosperidade. Quando a economia local floresce, a cidade inteira se alimenta melhor — de comida e de dignidade”, destacou ela.
Reconhecimento nacional
O convite para participar do Fórum partiu diretamente da presidente da Belotur, Bárbara Menucci, em reconhecimento às boas práticas de Canaã na construção de uma política alimentar integrada, que une sustentabilidade, dignidade e inclusão social.
“Nós, do município de Belo Horizonte, somos muito gratos pela vinda da prefeita. Há muita sinergia na forma como Canaã e BH olham para a cultura alimentar — como espaço de transformação, dignidade e inclusão. Foi inspirador vê-la dialogando com o setor privado e mostrando políticas públicas que unem sustentabilidade e humanidade. O olhar dela como servidora pública é muito especial”, afirmou Bárbara.
Ela também elogiou o caráter simbólico de iniciativas como a Ceia de Natal da Família e o Grande Bolo de Aniversário de Canaã, ambos promovidos pela Prefeitura.
“A prefeita trouxe algo muito bonito: o ato de servir. Seja no Natal, celebrando com as famílias de 20 bairros, seja no aniversário da cidade, partilhando o bolo gigante. Isso representa o propósito de governar com empatia e traduz o que é servir ao povo — com afeto, alimento e pertencimento.”
O coordenador da Bienal, Eduardo Cruvinel, também celebrou a presença da prefeita e a representatividade do Norte do Brasil no evento:
“Foi um orgulho receber a prefeita Josemira aqui conosco. Belo Horizonte tem mais de 30 anos de políticas voltadas à cultura alimentar e segurança nutricional, e ver Canaã dos Carajás dialogando nesse mesmo nível foi inspirador. A prefeita trouxe uma experiência rica, com base na inclusão, na sustentabilidade e na liderança feminina — tudo o que acreditamos como base de uma cultura alimentar forte.”
Alimentar o futuro com propósito
Encerrando sua fala, Josemira emocionou o público com uma mensagem que resume a filosofia de sua gestão:
“Alimentar o futuro é mais do que produzir comida. É garantir que o alimento venha da nossa terra, passe pelas mãos das nossas mulheres, chegue às escolas das nossas crianças e inspire os sonhos da nossa gente. Em Canaã, a gastronomia é uma política pública de vida — o alimento é cultura, equidade e transformação.”
A fala foi recebida com entusiasmo e aplausos, reforçando Canaã dos Carajás como exemplo nacional de cidade que une prosperidade econômica, sensibilidade social, sustentabilidade e cuidado com pessoas — tudo isso no mesmo prato.
A prefeita Josemira Gadelha esteve acompanhada no evento com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Agna Maria e Assessora de Comunicação da Prefeitura de Canaã dos Carajás, Sheila Faro.










Publicar comentário