Com o objetivo de garantir a proteção integral do adolescente, o município fortalece, apoia e incentiva o Programa de Jovens Aprendizes em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Senai e a Vale. Esta iniciativa assegura o pagamento de bolsas conforme as disposições da legislação trabalhista brasileira, enquanto o Senai oferece o curso de formação e a Prefeitura Municipal acolhe os estagiários.

O programa, articulado pelo AEPETI – Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, destina-se a adolescentes em situação de vulnerabilidade social, especialmente aqueles vem do trabalho infantil. Atualmente, 16 jovens aprendizes estão participando do curso de auxiliar administrativo no Senai e já estão sendo encaminhados para estágios nas Secretarias de Assistência Social (Semas), Saúde e Educação. O cronograma está previsto para ser finalizado em novembro.

Para Aurélio Goiano, prefeito de Parauapebas, os nossos jovens são os futuros do amanhã. “Estamos comprometidos em garantir a inclusão e a proteção dos nossos jovens. Este programa é uma oportunidade não apenas de aprendizado, mas de transformação de vidas. Precisamos investir em nosso futuro, e isso começa com a educação e a formação profissional.”

Nos dias 8 e 9 de julho, a Biblioteca Municipal sediou oficinas do Programa ACESSUAS Trabalho, que visa oferecer oportunidades de autonomia a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Durante esses dois dias, os participantes realizaram oficinas de orientação profissional, explorando suas potencialidades e habilidades. O evento aconteceu às 8h30 e contou com a participação ativa da comunidade.



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui