Política
99, alesp, aplicativo de transporte, assembleia legislativa de são paulo, folha, governo de sp, justiça, MDB, motos, mototaxis, palácio dos Bandeirantes, prefeitura de são paulo, Ricardo Nunes, São Paulo, São Paulo - Estado, STF, Supremo Tribunal Federal, Tarcísio de Freitas, táxis, transporte, transporte público, Uber
Estagiário
0 Comentários
Nunes defende projeto aprovado na Assembleia que dá autonomia a prefeituras de proibir mototáxi – 17/06/2025 – Painel
Em guerra com as empresas de aplicativos como Uber e 99, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), tem a expectativa que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancione projeto de lei aprovado pela Assembleia que garante autonomia aos municípios do estado para vetar ou regulamentar o serviço de mototáxi.
As empresas que oferecem o transporte por aplicativos, por outro lado, sustentam que a medida é inconstitucional. De acordo com elas, o STF não restringiu o serviço, mas facultou aos municípios e estados a sua regulamentação.
O projeto, aprovado nesta quarta-feira (11), prevê que o transporte de passageiros por motos esteja sujeito a cobrança de impostos específicos e a inscrição do motociclista como contribuinte do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
“O projeto é correto, cada município tem as suas peculiaridades e melhores condições de definir sobre as políticas públicas de mobilidade visando também segurança e proteção à vida”, diz o prefeito.
Em São Paulo, há um decreto de 2023 que proíbe o serviço.
A Amobitec, que reúne as empresas de aplicativos como 99 e Uber, diz que o projeto aprovado pela Alesp, se for sancionado por Tarcísio, colocará em risco a geração de renda de dezenas de milhares de motociclistas e usuários.
“As associadas da Amobitec são favoráveis à regulação e defendem um marco moderno”, diz a entidade.
“As plataformas têm tecnologia, dados e disposição para trabalhar com o Poder Público e se colocam à disposição para contribuir com as discussões e serem parte da solução para a segurança da atividade e oportunidades”, completa.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.










Publicar comentário