O escritor Marcelo Rubens Paiva se encontrou com o presidente Lula (PT) no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (30). Segundo ele, a reunião foi de caráter informal, já que ambos são “amigos de longa data”.
“Estava devendo esse encontro desde o Oscar”, disse ele a jornalistas.
O filme “Ainda Estou Aqui“, baseado na obra homônima do autor, ganhou a categoria de melhor filme internacional na premiação, retratando a história de sua família, perseguida pela ditadura militar no Brasil.
Acompanhado do sobrinho Chico Paiva, que trabalha no Ministério do Desenvolvimento e Indústria, eles participaram de encontro com o presidente junto à primeira-dama, Janja, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
O escritor é filho do ex-deputado federal Rubens Paiva, morto pelo Estado brasileiro durante o período ditatorial, e da advogada e ativista Eunice Paiva, que lutou pelo reconhecimento da morte do marido pelos militares, o que só foi obtido 25 anos depois. No filme, ela foi interpretada por Fernanda Torres, que garantiu o Globo de Ouro de melhor atriz pela performance.
O encontro foi marcado pelo chefe de gabinete pessoal de Lula, Marco Aurélio Marcola, e não constava na agenda oficial do presidente.
Em fevereiro deste ano, Lula reuniu autoridades do governo em uma uma sessão de cinema dentro do Palácio da Alvorada, para assistir a Ainda Estou Aqui, na época em que o filme estava na corrida pelo premiação. Chico Paiva esteve na ocasião.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.