O advogado Eli Cohen, responsável por apurações preliminares sobre descontos ilegais em pagamentos de aposentados, afirmou que o irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), “provavelmente, deve ser um laranja” do esquema descoberto no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Irmão de Lula, José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados Pensionistas e Idosos (Sindnapi), um dos que mais arrecadaram com descontos.
Eli Cohen participa, como testemunha, de reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, nesta segunda-feira, 1. Ele afirmou que os diretores das entidades que praticavam os descontos sem conhecimento dos aposentados estão envolvidos no esquema, mas que não devem ser o foco da investigação parlamentar.
“Se o irmão de alguém, ou seja lá quem for, é o diretor (de uma entidade), é claro que ele está envolvido. Mas todos que estão na diretoria são aqueles que não devem ser mirados por vocês. Vocês têm que achar quem está por trás da diretoria. Esses todos, inclusive o irmão do presidente Lula, para mim ele é um laranja, é um laranja, entendeu? A real é essa”, disse.
Para a testemunha, que se apresenta como advogado investigativo, os maiores beneficiários do esquema que vitimiza aposentados não têm cargos nas associações.
“Quem realmente se beneficia com essa fraude não aparece como diretor. Mas isso não tira que o Sindinapi é uma das campeões de fraudes contra aposentados, vamos deixar claro. Não estou dizendo que irmão do Lula tem alguma coisa ver, direta, provavelmente deve ser um laranja”, afirmou.
A princípio, a CPI do INSS não tem planos de colher um depoimento de Frei Chico.
Com informações do Portal TERRA