Evento histórico elegeu nova diretoria da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO) e debateu ações sustentáveis para o segmento

Nova diretoria da ABIO para o biênio 2025/2027, eleita durante a 30ª Reunião Ordinária em Belém

A Imprensa Oficial do Pará (Ioepa) foi eleita para presidir a Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO) durante a 30ª Reunião Ordinária, encerrada, nesta sexta-feira (28), em Belém. O evento reuniu representantes de diversos estados brasileiros, e consolidou o protagonismo do Pará na modernização da comunicação pública e estabeleceu diretrizes estratégicas para os próximos dois anos.

Jorge Panzera durante cerimônia de posse como presidente da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO) 

A eleição da Ioepa para comandar a ABIO no biênio 2025/2027 foi aprovada por unanimidade durante assembleia geral, reconhecendo o trabalho desenvolvido pelo órgão paraense na digitalização do Diário Oficial e na implementação de políticas de transparência. “Esta é uma conquista coletiva que reforça nosso compromisso com a modernização dos serviços públicos em todo o país”, afirmou Jorge Panzera, Presidente da IOEPA e novo Presidente da ABIO.

Balanço do evento

Ao longo dos dois dias de evento, além da posse da nova diretoria para o biênio 2025/2027, foi promovido debates estratégicos sobre modernização, combate à desinformação e inovação tecnológica, com destaque para as palestras sobre inteligência artificial no acesso ao Diário Oficial e o novo projeto de lei para publicação resumida de balanços empresariais.  

Encerramento da 30ª Reunião da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO) 

A programação reforçou o compromisso das imprensas oficiais com a transparência e eficiência dos serviços públicos. A troca de experiências entre os estados, especialmente sobre o E-Diário e monitoramento gráfico digital, estabeleceu parâmetros importantes para a padronização nacional de processos, alinhando as imprensas oficiais às demandas contemporâneas de sustentabilidade e credibilidade na comunicação governamental.

“Além das trocas de experiências na 30ª Assembleia da ABIO, viemos com interesse de visitar o estado amazônico que irá sediar a COP30, que tem muito a nos oferecer em relação a sustentabilidade e desenvolvimento das imprensas oficiais”, destacou Raquel Fialho, Diretora Geral do Diário Oficial do Estado do Maranhão.

Troca de experiências

Caio Semblano e Raimundo Tavares, Núcleo de Imprensa Oficial do Estado do Amapá

Representantes de vários estados destacaram a importância do encontro:
“É sempre uma experiência enriquecedora participar desse evento, onde a gente consegue avançar em negociações que são importantes para o Amapá e entender como as demais imprensas estão se articulando”, disse Caio Semblano, Gerente do Núcleo de Imprensa Oficial do Amapá.

Cida Hess, representante do Diário Oficial de São Paulo, agradeceu a receptividade paraense

“Fui bem recebida em Belém do Pará, e no evento foram discutidos temas relevantes e importantes para a pauta da imprensa oficial no Brasil”, completou Cida Hess, representante do Diário Oficial de São Paulo.



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui