Canaã dos Carajás deu um passo importante rumo à sustentabilidade. Em reunião realizada no último dia 21 de agosto, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Consemma) aprovou o uso de quase R$ 4 milhões do Fundo Municipal de Meio Ambiente para financiar a revitalização do Bosque Municipal Raimundo Feijão, no bairro Parque dos Carajás.


O pacote de melhorias inclui reforma na iluminação, calçadas acessíveis com piso tátil, novas trilhas internas iluminadas, bancos, guarita de segurança, pórtico de entrada e a substituição do antigo alambrado por gradil e mureta. Tudo isso para transformar o espaço em uma área de lazer mais segura, acolhedora e inclusiva para a comunidade.
Além do bosque, a reunião também aprovou o projeto arquitetônico da nova sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). “O espaço vai melhorar o atendimento ao público e garantir melhores condições de trabalho para os servidores.”, afirmou o secretário municipal de meio ambiente, Marcos Vinicius.


O projeto prevê a construção de um viveiro de mudas, que serão usadas na arborização urbana e em ações de recuperação de nascentes. O Consemma recomendou que os projetos complementares considerem soluções sustentáveis, como aproveitamento da água da chuva e uso de energia solar. A nova sede será construída em área pública institucional, ao lado de uma área verde que, futuramente, deverá se tornar um espaço para atividades de educação ambiental.
Os projetos foram elaborados de forma integrada por equipes da Semob (Secretaria Municipal de Obras) e Semed (Secretaria Municipal de Educação), em apoio às ações da Semma, e se alinham ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 11, que trata de cidades e comunidades mais sustentáveis. “Num ano em que o Brasil recebe destaque internacional com a COP30, Canaã dos Carajás mostra que também está fazendo a lição de casa: investir em meio ambiente urbano e em ações que contribuem na luta contra as mudanças climáticas.”, concluiu o secretário.