Hamas diz estar pronto para entregar Gaza se guerra acabar


O principal negociador do Hamas nas conversações com Tel Aviv, Khalil al-Hayya, garantiu hoje (6) que os islâmicos estão dispostos a entregar imediatamente o controle do governo em Gaza a um ator palestino consensual se Israel puser fim à ofensiva.ebc Hamas diz estar pronto para entregar Gaza se guerra acabarebc Hamas diz estar pronto para entregar Gaza se guerra acabar

Em discurso por ocasião da festa muçulmana do Eid al-Adha, ou Festa do Sacrifício, o também líder do grupo islâmico no poder na Faixa de Gaza reiterou que o Hamas está “pronto para entregar imediatamente o governo de Gaza a um organismo nacional e profissional palestino, desde que seja consensual”.

No discurso, Al-Hayya responsabilizou o governo israelense, liderado por Benjamin Netanyahu, de obstruir as negociações para alcançar o fim da guerra “por motivos pessoais e ideológicos”. 

Além disso, insistiu que o Hamas aceitou uma proposta norte-americana, apresentada há duas semanas, para alcançar uma trégua, mas que foi rejeitada por Israel, o que levou os Estados Unidos a recuar.

Nesse sentido, o líder do Hamas reiterou que a organização está preparada para iniciar uma nova rodada de negociações “sérias”, com o objetivo de alcançar um acordo de cessar-fogo permanente.

Al-Hayya também denunciou que Israel insiste em manter o controle total sobre a ajuda humanitária, por meio de um mecanismo (a Fundação Humanitária para Gaza, ou GHF) que tem sido criticado por organismos internacionais e pela ONU por considerar que não cumpre os princípios humanitários básicos da distribuição.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.



Source link

Publicar comentário