Os municípios de Portel e Melgaço receberam os veículos, para que as forças de segurança atuem com maior agilidade no combate a crimes na malha fluvial e à violência contra a mulher

Governador Helder Barbalho em agenda de trabalho no Marajó, ao lado do ministro Camilo Santana, do secretário Ualame Machado e demais autoridades

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregou na manhã desta segunda-feira (22) uma lancha rápida e uma viatura rosa para os municípios de Melgaço e Portel, no Arquipélago do Marajó. Os veículos, entregues pelo governador Helder Barbalho, vão fortalecer as ações de segurança na malha fluvial e o combate à violência contra a mulher.

Com a entrega de hoje, o governo do Estado já contemplou todos os municípios do arquipélago com lancha rápida, além de reforçar na região, com a aquisição da viatura rosa, o enfrentamento aos crimes cometidos contra mulheres, por meio do Programa “Pró-Mulher Pará”.


Proteção – Em agenda de trabalho na região, o governador Helder Barbalho entregou os veículos em Portel, e ressaltou a importância dos investimentos para ampliar a segurança nos municípios marajoaras.

“Nós estamos entregando hoje uma lancha para a cidade de Melgaço, e também uma viatura da polícia ostensiva de combate aos crimes contra as mulheres, para fazer com que as mulheres de Portel possam estar protegidas, possam contar com uma ação específica e mais especializada contra qualquer tipo de violência”, informou o governador do Pará.

A viatura rosa, destinada às ações da Polícia Militar em Portel, atenderá prioritariamente casos envolvendo crimes contra mulheres. Por meio do Programa “Pró-Mulher Pará”, a vítima pode fazer a denúncia pelo canal de urgência e emergência da segurança pública, o 190, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Após a denúncia, uma viatura rosa, com equipe qualificada, é direcionada ao local indicado pela vítima, por um vizinho ou familiar que presenciou a violência. A medida garante atendimento ágil e humanizado.


“Estamos hoje entregando uma viatura rosa do ‘Pró-Mulher’, que atende especialmente às mulheres. É uma das nossas estratégias no combate aos crimes contra as mulheres, a exemplo do feminicídio. As mulheres de Portel, a partir de agora, contam com esse instrumento, que pode acionar a viatura rosa para que possamos atendê-las, e cada vez mais proteger as mulheres do nosso Estado”, destacou o titular da Segup, Ualame Machado.

Agilidade nos rios – A fim de aumentar a segurança na malha fluvial, Melgaço já conta com uma lancha rápida, totalmente equipada, com potência de 60hp. É equipada com sirene, giroflex, coletes salva-vidas, carreta rodoviária e kit de salvatagem náutica. A lancha, adquirida pela Segup para fortalecer as ações de segurança nos rios do Marajó, representa um investimento de R$ 75 mil.


Nos últimos seis anos, o Governo do Pará realizou importantes investimentos na segurança pública do Arquipélago do Marajó. Hoje, os 17 municípios marajoaras já estão contemplados com uma lancha rápida.

O governo investiu ainda mais de R$ 10 milhões em novas Delegacias de Polícia Civil nos municípios de Oeiras do Pará, Salvaterra, Afuá, Anajás, Santa Cruz do Arari, Curralinho e Muaná. 

No Marajó também funciona a primeira Base Fluvial Integrada de Segurança Pública “Antônio Lemos”, instalada às margens do Rio Tajapuru, no município de Breves.



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui