Equipamento construído pelo Governo do Pará vai melhorar a trafegabilidade das pessoas e diminuir o tempo de espera no trânsito na Grande Belém
Por Mariana Azevedo (NGTM)
29/04/2025 11h53
Tudo pronto para a entrega, nesta quarta-feira (30), do viaduto da BR-316 com a Avenida Independência, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. O equipamento construído pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) será entregue à população pelo governador Helder Barbalho.
O viaduto tem 740 metros de extensão, 14 metros de largura e 5,5 metros de altura da pista às vigas e promete diminuir o congestionamento no trânsito na região, garantindo maior fluidez e qualidade na mobilidade urbana da população.
De acordo com o NGTM, o equipamento vai permitir que motoristas que trafegam pela Avenida Independência acessem diretamente a BR-316 no sentido saída da capital, sem necessidade de retorno. Além disso, facilitará o acesso da BR-316, no sentido Marituba à Avenida Independência.
O pintor Mateus Marques, de 28 anos, acredita que o novo viaduto vai qualificar os deslocamentos das pessoas. Morador do município de Marituba, na Grande Belém, ele utiliza sua bicicleta como meio de transporte para ir trabalhar, no bairro do Distrito Industrial, em Ananindeua.
“Vai ser melhor para eu ir para o meu trabalho, vai ser mais rápido, vai diminuir o trânsito aqui na área. Vai ser bom para mim e para as outras pessoas. Têm dias que venho de bicicleta, mas têm dias que venho de carro, então, estou muito ansioso para ter essas melhorias no trânsito”, observou o trabalhador.
A engenheira fiscal responsável pela obra, Emanuele Gaia, explica que o novo viaduto irá diminuir os constantes congestionamentos na região. “Estamos com uma expectativa muito grande com a entrega deste equipamento, que vai melhorar a trafegabilidade das pessoas e diminuir o tempo de espera no trânsito. Com esse equipamento, finalizamos a entrega dos viadutos da Br-316”, pontua a engenheira.
No total, foram mais de 200 profissionais que atuaram na obra, gerando emprego e renda para trabalhadores de Ananindeua e Marituba. Também estão sendo construídos viadutos na avenida Mário Covas com a Três Corações (79% executado) e avenida Mário Covas com a Av. Independência (65% concluído). Outros dois viadutos já foram entregues para a população, sendo o da Av. Ananin, entregue em 2023 no km 7 da rodovia, e o viaduto da BR-316 com a Alça Viária, entregue em dezembro de 2024.
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.OkNãoPolítica de privacidade