Deputadas e mandatos coletivos que defendem pautas feministas em todo o país fizeram nesta quinta-feira (8) um “protocolaço”, com a apresentação simultânea em várias Casas legislativas de um projeto de lei que garante para funcionários de empresas que possuem contratos com a administração pública abono de faltas justificadas para cuidados nas áreas de saúde e educação de dependentes.

Participam deputadas de mais de 100 Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas. A iniciativa é resultado da criação da rede Movimento Mulheres em Lutas, de parlamentares feministas, ocorrida no início de abril em São Paulo.

Em São Paulo, o projeto ficou a cargo das Bancadas Feministas do PSOL na Câmara da capital e na Assembleia, além de outras deputadas e vereadoras. A proposta cria o “Selo Empresa Amiga do Cuidado”, a ser concedido às empresas que aderirem à iniciativa.

A ideia é que a administração pública possa estabelecer nos editais de licitação e na celebração de parcerias ou convênios critérios de pontuação adicional ou de desempate em favor das empresas certificadas com o selo.

Entre as faltas que seriam abonadas estão acompanhar filhos, tutelados ou pessoas sob responsabilidade legal em consultas médicas, exames, internações e tratamentos de saúde e participar de reuniões escolares.


As faltas deverão ser abonadas com comprovação documental.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui