Política
Alexandre de Moraes, Datafolha, Eleições 2026, Fernando Haddad, folha, governo bolsonaro, governo de sp, Jair Bolsonaro, Lula, Michelle Bolsonaro, ministério da fazenda, palácio dos Bandeirantes, pesquisa datafolha, PL, política, presidente do Brasil, PT, São Paulo, São Paulo - Estado, STF, Tarcísio de Freitas
Estagiário
								
0 Comentários
Datafolha: 66% veem Lula candidato à reeleição em 2026 – 14/06/2025 – Poder
 
O presidente Lula (PT) será candidato à reeleição no ano que vem. Essa é a percepção de 66% dos eleitores brasileiros, segundo a mais recente pesquisa do Datafolha. Dizem ter certeza disso 42% dos entrevistados —e 24% avaliam que talvez.
O índice total é quatro pontos percentuais superior ao aferido pelo instituto na rodada anterior, no começo de abril. Neste levantamento, foram ouvidas 2.004 pessoas com mais de 16 anos em 136 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
Já aqueles que não creem em mais uma candidatura de Lula ao Planalto, que ele disputou seis vezes, ganhando três, passaram de 34% para 28%.
O motivo da convicção está na postura do presidente, que tem se colocado mais claramente como o candidato do campo da esquerda num momento de divisão nas hostes adversárias. A direita que se organizou em torno de Jair Bolsonaro (PL) em 2018 e 2022 agora busca alternativas, dada a inelegibilidade do ex-presidente.
Ele foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral a ficar fora de pleitos até 2030 pelo seu trabalho contra o sistema eleitoral no pleito que perdeu para Lula em 2022. Mas permanece como ponto focal de seu grupo, que testa nomes de governadores como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) ou da família Bolsonaro —a esposa, Michelle, e os filhos Flávio e Eduardo.
Nas últimas semanas, Lula adotou um discurso mais incisivo contra Bolsonaro, em tom de campanha. Passou a criticar inclusive o deputado Eduardo, que está nos Estados Unidos buscando apoio para sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, a quem acusa de perseguir seu pai, entre outros.
Ao mesmo tempo em que a candidatura parece certa, ela é rejeitada por 57% dos entrevistados. Para eles, Lula não deveria buscar a reeleição, ante 41% que defendem a empreitada.
Para 67%, Bolsonaro deveria abandonar a ideia de ser candidato, algo que legalmente será impossível de todo modo. Já 29% dizem que ele deve insistir.
A insistência tem a ver com a necessidade de manter a influência no campo da direita, mesmo que venha a ser preso no julgamento da trama golpista —Lula fez o mesmo em 2018, mantendo a candidatura na prisão até ser impugnado, lançando então Fernando Haddad (PT), que acabou perdendo para o hoje ex-presidente.










Publicar comentário