O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixa muito claro que o foco dele é nos próximos quatro anos, afirmou o comentarista Caio Coppolla no programa O Grande Debate desta segunda-feira (31).

“Há métodos para alterar a lei, mas não acho que seja um esforço feito por Trump. Querendo ou não, apesar do vigor desses primeiros dias, a gente está falando de uma pessoa já com idade avançada e que responde a tudo isso dando gargalhadas. Ele até fala ‘eu não estou brincando’, mas fala isso com um sorriso no rosto”, disse.

A Constituição americana proíbe que um presidente cumpra mais de dois mandatos. Apesar disso, Trump disse neste domingo (3) que “há métodos” para conseguir um novo mandato e que “não está brincando”.

“A Constituição norte-americana é mais que centenária e as emendas que regulam essa matéria já têm décadas. A lei como está posta inviabiliza qualquer pretensão de qualquer ocupante da Casa Branca de ser reeleito a um terceiro mandato. É muito claro, a 22ª Emenda fala explicitamente que ninguém pode ser eleito mais de duas vezes para o cargo de presidente dos EUA”, continuou.

“Lá nos Estados Unidos, quem empossa é o presidente da Suprema Corte americana, e a Constituição é tão clara e tão cristalina que não há hipótese de que os guardas da Constituição ou o guardião maior da Constituição americana vá rasgá-la na sua literalidade. Nos Estados Unidos não têm essa palhaçada da reinterpretação constitucional ferindo o texto que deveria edificar o ordenamento jurídico. Então isso não vai acontecer”, opinou.



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui