A comissão especial que irá analisar o projeto de lei que zera o Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil vai realizar encontros em vários municípios.
Escolhido relator da proposta, o deputado Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara, vai apresentar o plano de trabalho com a previsão de etapas regionais das reuniões da comissão nos próximos dias.
Alagoas, estado de Lira, e Maranhão, reduto político do presidente da comissão, Rubens Jr. (PT-MA), devem ter lugar garantido no roteiro.
A ideia de que a atuação não ficará restrita a Brasília animou parlamentares que disputam uma cadeira na comissão e querem levar a discussão sobre o IR pessoalmente para seus redutos eleitorais.
O grupo deverá ter cerca de 30 titulares, além de suplentes.
O impacto nas contas dos municípios é um dos principais entraves para aprovação do texto. Ampliar a faixa de isenção do Imposto de Renda pode significar redução de arrecadação para os cofres públicos regionais, mesmo com mecanismos de compensação e que os trabalhadores fiquem com mais dinheiro à disposição para reverter em consumo.
A tramitação do texto abrirá espaço para parlamentares discursarem sobre formas de proteção das contas de seus estados e municípios — que deverão ter faixas diferentes de compensação. A comissão é que vai definir os critérios.