Canaã dos Carajás aparece pela primeira vez no Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), e já estreia em posição de destaque: 2º lugar nacional no pilar de sustentabilidade fiscal. O levantamento, divulgado em sua sexta edição, avalia 418 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, a partir de critérios ligados à gestão pública, investimentos e capacidade de desenvolvimento.

O ranking tem como objetivo oferecer uma ferramenta de análise que auxilie lideranças políticas na formulação de políticas públicas mais eficientes, além de servir como referência para a sociedade sobre a qualidade da gestão municipal.

Canaã já começa no topo

Entre os municípios estreantes nesta edição, Canaã dos Carajás se sobressaiu ao figurar logo na 2ª posição em sustentabilidade fiscal, ficando atrás apenas da capital paulista. O município paraense se destacou nos indicadores de taxa de investimento, ocupando a 4ª colocação, e em despesa com pessoal, no 3º lugar.

Por outro lado, o estudo aponta que a cidade ainda tem desafios pela frente. Canaã aparece em 338ª colocação em dependência fiscal, indicador que mede o grau de autonomia em relação às transferências governamentais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e royalties.

Contexto nacional

Nesta edição, o ranking avaliou 418 municípios, número ampliado em relação ao ano anterior devido ao crescimento populacional de algumas cidades que passaram a compor o recorte definido pelo IBGE. Além de Canaã dos Carajás, outros 13 municípios estrearam, entre eles Barbalha (CE), Ceará-Mirim (RN), Alfenas (MG) e São Roque (SP).

Os cinco municípios com melhor desempenho em sustentabilidade fiscal estão distribuídos pelas regiões Sudeste, Norte e Nordeste: São Paulo (SP), Canaã dos Carajás (PA), Salvador (BA), São Sebastião (SP) e Barcarena (PA).

Importância do indicador

De acordo com o CLP, a sustentabilidade fiscal é um fator essencial para a provisão de serviços públicos, manutenção da capacidade de investimento e atração de empresas. Municípios fiscalmente equilibrados transmitem credibilidade a investidores e contribuintes, além de ampliarem sua competitividade no cenário nacional.

Para Canaã dos Carajás, a boa estreia no ranking reforça o papel do município como um dos protagonistas em gestão fiscal no Norte do país, mas também evidencia a necessidade de avançar em independência financeira para reduzir vulnerabilidades ligadas à receita pública.




Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui