Ambulatório do Hospital de Clínicas completa um ano com avanços no atendimento aos usuários do SUS


O novo Serviço de Ambulatório Médico do Hospital de Clínicas já atendeu mais de 64 mil pacientes nas especialidades de medicina, enfermagem, farmácia, psicologia e assistência social

20250610130140-GC00067828-F00243417 Ambulatório do Hospital de Clínicas completa um ano com avanços no atendimento aos usuários do SUS
Espaços mais humanizados e acolhedores

Há um ano, o novo prédio do Serviço de Ambulatório Médico do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, foi inaugurado com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários do SUS. Um total de 64.565 atendimentos já foram realizados e, de lá para cá, milhares de pacientes passaram a contar com uma estrutura mais moderna, acessível e integrada.

20250610130621-GC00067828-F00243421 Ambulatório do Hospital de Clínicas completa um ano com avanços no atendimento aos usuários do SUS
Mônica Rebelo, coordenadora do Ambulatório Médico

O novo prédio significou um avanço no atendimento aos pacientes da capital e interior. Em um ano, o HC ampliou o número de consultas, reduziu o tempo de espera e passou a oferecer mais conforto aos usuários e profissionais.

Entre os principais ganhos, estão a melhoria da ambiência, a ampliação de consultórios e guichês de atendimento e a criação de espaços específicos para públicos diversos, como o espaço kids e a sala de refeições. “Tanto para nós da equipe, quanto para os usuários, a ambiência melhorou muito. Temos consultórios mais amplos, com mais luminosidade, banheiros para o público e para os profissionais, e mais conforto em geral”, destacou a coordenadora do ambulatório, enfermeira Mônica Rebelo.

Além da estrutura física, o ambulatório também passou a contar com novos serviços, como os programas de Nefrologia e de Saúde Mental, ambos com abordagem multidisciplinar. “Esses programas oferecem acolhimento completo ao usuário, com atendimento médico, psicológico, odontológico, de enfermagem e do serviço social, incluindo orientações sobre TFD, BPC e outras questões sociais”, complementou.

20250610130132-GC00067828-F00243413 Ambulatório do Hospital de Clínicas completa um ano com avanços no atendimento aos usuários do SUS

Referência em cardiologia, nefrologia e saúde mental — A área de saúde mental ganhou um espaço exclusivo e acolhedor, onde os pacientes e suas famílias são acompanhados de forma individualizada e contínua. “Nosso público, muitas vezes, já passou por situações muito difíceis. Quando chegam até aqui, precisam ser ouvidos e acolhidos com cuidado. Nosso compromisso é garantir esse atendimento humanizado”, destacou Mônica.

Tatiana Aquino, enfermeira com formação em obstetrícia e cardiologia, explica o funcionamento do programa de cirurgia cardíaca pré-operatória eletiva. “Os nossos pacientes, em 90%, vêm do interior do estado, às vezes até de outro estado. Atendemos três vezes por semana, com uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiro, psicólogo, assistente social, dentista e farmacêutico. Garantimos que eles realizem todos os exames pré-operatórios e estão preparados para a cirurgia conforme a disponibilidade do hospital”, detalhou a enfermeira.

20250610130133-GC00067828-F00243414 Ambulatório do Hospital de Clínicas completa um ano com avanços no atendimento aos usuários do SUS
Rosana Carvalho

Rosana Carvalho, enfermeira especialista em nefrologia, destaca os benefícios do novo espaço para o Programa de Atenção à Saúde Renal. “Esse novo prédio foi fundamental para ampliar o atendimento ao paciente com perda da função renal, uma doença silenciosa que acomete pessoas, principalmente de baixa renda. O espaço maior permitiu instalar um programa essencial para retardar a evolução da doença e preparar o paciente para a terapia, como a fístula e o transplante renal”, explicou a profissional.

Acolhimento – Entre os usuários, as mães que acompanham seus filhos também sentem a diferença. Débora Amaral, 20 anos, acompanha a filha Sara Maitê desde o diagnóstico de cardiopatia ainda na gestação. Para ela, o espaço infantil do ambulatório faz diferença na rotina das consultas. “As crianças ficam ali esperando, distraídas, e isso ajuda na ansiedade da espera”, destaca.

20250610130134-GC00067828-F00243415 Ambulatório do Hospital de Clínicas completa um ano com avanços no atendimento aos usuários do SUS
Leandra veio de Augusto Corrêa acompanhar o filho e elogiou o conforto proporcionado e o tratamento recebido pelas equipes multiprofissionais

Para Leandra de Brito, 25 anos, do interior de Augusto Corrêa, que acompanha o filho João Miguel, o conforto proporcionado e o tratamento pelas equipes multiprofissionais são excelentes.  “Antes, no prédio antigo, era muita quentura e a espera era maior. Agora está bem melhor, com mais conforto. O tratamento do meu filho é excelente, não tenho do que reclamar,” afirma.

Atendimento — Atualmente, os pacientes chegam ao ambulatório por diferentes portas de entrada. “Por encaminhamento após internações nas clínicas e UTIs do hospital; pelo Serviço de Apoio a Triagem (SAT), quando não há necessidade de atendimento emergencial; pela psiquiatria, via encaminhamento técnico.  Também é possível agendar consultas por telefone ou WhatsApp, facilitando o acesso dos usuários”, explicou Mónica Rebelo. 

Serviço: O novo Serviço de ambulatório Médico do HC funciona na Av. Rômulo Maiorana, 1717, entre as travessas Angustura e Barão do Triunfo, das 7h às 19h.

Texto: Kelly Barros – Ascom/HC



Source link

Publicar comentário