A Águas do Pará iniciou a fase de operação assistida nos serviços de água e esgoto em 96 municípios das regiões Metropolitana de Belém, Marajó, Nordeste e Sudeste do estado. O período de transição pode durar até 180 dias.
Durante essa etapa, será feito o mapeamento dos sistemas existentes, a identificação das prioridades operacionais e a elaboração do plano de investimentos alinhado às metas contratuais. Também nesse processo, informações comerciais, rotinas e procedimentos da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs) serão repassados para a concessionária.
Enquanto isso, a Cosanpa e os SAAEs seguem responsáveis pela operação e atendimento aos clientes.
Além da operação assistida, a concessionária antecipou a gestão dos sistemas de Belém, Ananindeua e Marituba. O objetivo é acelerar as melhorias e investimentos no saneamento dessas cidades, que devem receber grande demanda de serviços durante a COP 30.
Até 2033, a meta da empresa é ampliar o acesso à água tratada para 99% da população dos três municípios e levar o sistema de esgotamento sanitário a 90% dos moradores, em conformidade com o Novo Marco Legal do Saneamento.