Capacitação reforça a cultura de prevenção e prepara profissionais para agir com rapidez e eficiência em situações de emergências no hospital
Por Ascom (Governo do Pará)
29/04/2025 17h37


Para garantir a segurança de pacientes, acompanhantes e profissionais que circulam no ambiente hospitalar, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM) promoveu, nesta segunda (28) e terça-feira (29), um treinamento intensivo para a formação da Brigada de Incêndio da unidade.
O curso teve como objetivo preparar os participantes de diversas áreas de atuação do hospital para atuarem de forma eficiente em emergências. Além do combate a incêndios e das retiradas seguras, os brigadistas foram capacitados para avaliar riscos, reconhecer emergências e prestar os primeiros socorros. Durante o treinamento, os participantes receberam orientações sobre o uso correto dos equipamentos de segurança e a importância de executar o Plano de Evacuação de maneira rápida e eficaz diante de situações de risco, contribuindo para um ambiente hospitalar mais seguro e preparado.


Entre os conteúdos abordados estavam os diferentes tipos de extintores e suas aplicações, além da identificação de pontos críticos de segurança na unidade. O segundo dia de atividades foi encerrado com uma etapa prática, na qual os futuros brigadistas aprenderam a manusear corretamente extintores e hidrantes para o combate inicial a incêndios.
De acordo com Clóvis Silva, técnico de Segurança do Trabalho do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Brigada de Incêndio do PSRM está apta não apenas a combater incêndios, mas também a prestar primeiros socorros em casos de acidentes, ferimentos ou mal súbito. “A atuação rápida e eficaz da Brigada de Incêndio pode reduzir significativamente os danos materiais e a perda de vidas. Por isso, o trabalho que os brigadistas executarão é extremamente importante para a segurança de pacientes, acompanhantes, familiares e trabalhadores que transitam no ambiente hospitalar”, destaca o profissional.


A diretora administrativa do PSRM, Arlete Ribeiro, reforçou que a Brigada de Incêndio representa mais do que o cumprimento de uma exigência legal — é um investimento na vida de todos que compõem o corpo da unidade hospitalar. “Os brigadistas são uma força silenciosa, mas fundamental dentro de toda instituição, pois são nossos ouvidos atentos e mãos ágeis frente a uma situação crítica. Além disso, serão nossos disseminadores de uma cultura de prevenção dentro da unidade hospitalar, pois sabemos que a prevenção é um dever de todos, mas os brigadistas serão nossos líderes para realizar a disseminação da importância da prevenção”, enfatiza a gestora.


Ana da Costa Silva, mãe do paciente Taylor Alan da Costa Arruda, internado no PSRM há cerca de um mês, relatou que se sente mais segura por saber da existência da brigada na unidade.
“Me sinto mais tranquila em saber que, além do cuidado com a saúde das pessoas, neste hospital existe também o cuidado com a integridade física de todos. Com esses profissionais treinados para agir em emergências, que podem colocar a nossa vida em risco, como incêndios, com certeza eu e o meu filho nos sentimos mais tranquilos”, afirmou a acompanhante, moradora de Ananindeua.
Serviço:
O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo fica na avenida Augusto Montenegro, no bairro Parque Guajará, em Belém. A unidade é administrada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e funciona em regime de plantão 24 horas. O PS estadual é referência em atendimentos de urgência e emergência, com especialidades como cirurgia geral, pediátrica, vascular, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia.
Texto: Joelza Silva / Ascom PSRM