Batedores de açaí recebem capacitação sobre boas práticas de manipulação do fruto


Curso resulta da ação conjunta da Sedap, por meio da Diretoria de Feiras e Mercados, com a Prefeitura de Belém, através da Casa do Açaí e da Vigilância

20250425112422-GC00066526-F00235388 Batedores de açaí recebem capacitação sobre boas práticas de manipulação do fruto
Capacitação leva orientações sobre todas as etapas que envolvem a manipulação do açaí

Com a participação de 30 batedores de açaí, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), através da Diretoria de Feiras e Mercados (DFM), realizou, na quinta-feira (24), a capacitação para orientar com relação às boas práticas no processamento do açaí. O trabalho foi uma parceria com a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Vigilância Sanitária e da Casa do Açaí, local onde ocorreu o treinamento. No final do curso, os trabalhadores receberam a Carteira de Manipulação de Alimentos. 

20250425112539-GC00066526-F00235391 Batedores de açaí recebem capacitação sobre boas práticas de manipulação do fruto
Batedor de açaí, Heron Amaral, tem experiência e aprova o curso de boas práticas para garantia do açaí de qualidade

Um dos participantes foi o batedor de açaí Rubem Medeiros, que gostou da experiência, segundo opinou, por conta do aprendizado obtido durante o treinamento. Ele vê como importantes as informações sobre os critérios de regularização do ponto de venda dos produtos.

“Esse curso ensina e promove quando a gente vai comprar e entra na loja e vê o diferencial, isso reflete no sabor do açaí, fica eternamente na lembrança”, disse Rubem Medeiros.

Quem também ressaltou a importância do curso foi o manipulador de açaí, Heron Amaral, que durante o treinamento repassou um pouco do seu conhecimento e prática aos participantes. Herson acredita que a capacitação é interessante, pois é voltada ao manipulador que ainda não conhece os procedimentos adequados. Ele lembrou que existe um decreto estadual de número 326/2012 que norteia o manipulador de açaí. 

“Por força deste decreto, todos têm que oferecer ao consumidor um produto final livre dos patógenos; é bom que os manipuladores procurem a Casa do Açaí, se capacitem para oferecer o melhor ao seu consumidor”, recomendou Herson Amaral. 

Oportunidade – Para o coordenador de boas práticas de açaí da Sedap, Marivaldo Ferreira, esse tipo de capacitação oferece a oportunidade aos batedores de se qualificarem para oferecer mais segurança à população que consome o açaí.

20250425112646-GC00066526-F00235394 Batedores de açaí recebem capacitação sobre boas práticas de manipulação do fruto
Coordenador da Sedap, Marivaldo Ferreira, informa que haverá outras capacitações aos batedores de açaí

“Aqui eles aprendem todas as etapas de boas práticas de manipulação do açaí; teremos novas capacitações e os interessados poderão entrar em contato com a nossa Diretoria de Feiras e Mercados da Sedap”, informou.

Nesse tipo de capacitação, como explicou a coordenadora da Casa do Açaí, Débora Barros, os participantes recebem a orientação de todas as etapas que devem ser seguidas pelo batedor por conta do decreto estadual. 

“Desde a catação do fruto até o envase ( do açaí, da forma mais segura para que o consumidor tenha um alimento de qualidade”, explica.

Quem quiser obter maiores informações sobre novas capacitações pode entrar em contato com o número (91) 3251-7979 e falar com a coordenação de boas práticas de açaí da Sedap



Source link

Publicar comentário