Prefeita Josemira Gadelha participará da Exposibram e apresentará experiências de diversificação econômica em Canaã dos Carajás


A prefeita de Canaã dos Carajás e vice-presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG), Josemira Gadelha, participa nesta quarta-feira (30) do Painel 29 – Diversificação Econômica e Conteúdo Local nos Territórios Minerários, durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2025), o maior congresso de mineração da América Latina. O evento acontece entre 27 e 30 de outubro, no Centro de Convenções de Salvador.

O painel, que ocorre das 14h às 15h30 e reúne lideranças de municípios mineradores, representantes do setor produtivo e especialistas em inovação e gestão pública para discutirem caminhos de fortalecimento da economia local em regiões dependentes da mineração. A proposta é debater políticas públicas, parcerias e estratégias que estimulem o desenvolvimento sustentável e a geração de novas oportunidades no longo prazo.
Com moderação de Sérgio Andrade, da Agenda Pública, o debate conta ainda com a participação de Marco Antônio Lage, presidente da AMIG e prefeito de Itabira, Adriano Soares, da Nexa Resources, e Bárbara Godoi, da Kinross Gold Corporation.

Canaã como referência em gestão e inovação

A proposta de Josemira Gadelha durante o painel é apresentar as ações bem-sucedidas de Canaã dos Carajás no processo de diversificação econômica e fortalecimento do conteúdo local. O município, um dos principais polos mineradores do país, vem desenvolvendo políticas que unem crescimento econômico, sustentabilidade e geração de emprego e renda fora da cadeia mineral.

Entre as experiências que se destacam estão os investimentos em educação técnica e tecnológica, o incentivo à agricultura familiar, o fortalecimento de pequenos negócios locais, a criação de fundos de desenvolvimento econômico e o apoio a iniciativas inovadoras de turismo e economia criativa.

“Canaã tem mostrado que é possível transformar a riqueza mineral em prosperidade compartilhada. A mineração é importante, mas o futuro precisa ser construído com base em educação, inovação e diversificação econômica.”, destaca Gadelha.

Protagonismo feminino e novas perspectivas

A presença de lideranças femininas como Josemira Gadelha e Bárbara Godoi reforça o papel das mulheres na condução de políticas inovadoras e sustentáveis em um setor historicamente masculino. “A mineração precisa olhar para o território, para as pessoas e para o legado que deixamos. Diversificar é também humanizar o desenvolvimento, olhando para o futuro, sem esquecer daqueles que nos antecederam e que abriram caminho para chegarmos até aqui.”, resume Josemira.

A participação da prefeita na Exposibram é mais um marco na consolidação de Canaã dos Carajás como referência nacional em gestão pública eficiente e sustentável, com uma visão que alia prosperidade econômica, inclusão social e respeito ambiental, sob o olhar de uma mulher à frente do executivo municipal.

A Exposibram

Organizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), a Exposibram é considerada o principal evento do setor na América Latina e reúne autoridades, empresários, acadêmicos e lideranças comunitárias para debater o futuro da mineração e os desafios da transição energética e ambiental.

A edição deste ano acontece pela segunda vez na Bahia, estado que se consolida como um dos principais polos minerais do Brasil — terceiro maior produtor mineral do país, atrás apenas de Minas Gerais e Pará. No primeiro trimestre de 2025, o setor movimentou R$ 3,5 bilhões em faturamento, com exportações de R$ 311,6 milhões e geração de mais de 200 empregos diretos, segundo dados do IBRAM e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE/BA)

Sobre Josemira Gadelha

Nascida em Catolé do Rocha (PB), Josemira Raimunda Diniz Gadelha é formada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pós-graduada em Direito Civil, Constitucional, Criminal e Trabalhista.

Antes de ingressar na política, atuou como advogada e presidente da subseção da OAB em Canaã dos Carajás por dois mandatos. Em 2020, foi eleita a primeira mulher prefeita do município, conduzindo uma gestão marcada por avanços nas políticas sociais, obras de infraestrutura e inovação na gestão pública.

Reeleita em 2024 com 80% dos votos, Josemira também foi reconduzida em 2025 como vice-presidente da AMIG, na chapa liderada pelo prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage. A frente de uma cidade eminentemente minerada e ciente da finitude do minério, sua atuação tem sido reconhecida nacionalmente pela marca da mulher com o compromisso com a diversificação econômica, o desenvolvimento sustentável e a valorização das pessoas.



Source link

Publicar comentário