A Águas do Pará inicia, nesta segunda-feira (1º), de forma antecipada, a operação dos sistemas de água e esgoto nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba. O objetivo é promover, o quanto antes, as melhorias e investimentos no saneamento das três cidades, que terão grande demanda por esses serviços durante a COP 30. A concessionária vai ampliar, até 2033, o acesso à água tratada para 99% da população desses municípios, e levar o sistema de esgotamento sanitário a 90% dos moradores, atendendo às metas do Novo Marco Legal do Saneamento.

Com o início da operação definitiva, a Águas do Pará assume a responsabilidade pela distribuição da água tratada, coleta e tratamento de esgoto e fará, também, o atendimento a todos os clientes dessas cidades. A concessionária manterá relacionamento com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) para a compra da água que será distribuída em Belém, Ananindeua e Marituba. Nesses três municípios, a Cosanpa continuará responsável pela captação e tratamento de água.

Os investimentos para este início de operação são de R$ 220 milhões – sendo R$ 144 milhões aplicados até o mês de novembro, enquanto os demais recursos serão investidos ao longo do primeiro semestre de 2026. As ações prioritárias incluem a instalação de sistemas de telemetria, que permitem acompanhar em tempo real reservatórios, bombas, poços e estações de tratamento dos sistemas de água e esgoto, otimizando o tempo de resposta às demandas. Haverá, ainda, o monitoramento, 24 horas, do controle de pressão, regulando a força da água nas tubulações e evitando desperdícios. Na prática, isso significa mais eficiência e segurança no fornecimento de água para a população.

“Nosso compromisso é garantir melhoria contínua e ampliação dos serviços de água e esgotamento sanitário. Promoveremos o maior investimento em saneamento da história da Amazônia Legal, o que vai refletir positivamente na saúde e qualidade de vida dos paraenses”, reforça André Facó, diretor-presidente da Águas do Pará.

As melhorias anunciadas pela Águas do Pará somam-se às obras, já em andamento, para regularizar o fornecimento de água potável e implantar sistemas de esgoto na Vila da Barca, em Belém, que estão sendo executadas pela concessionária desde o fim de julho. A intervenção para melhoria do sistema de água tem previsão de conclusão para o mês de outubro e vai beneficiar cerca de 5 mil moradores da região.

Em parceria com o Governo do Pará, e em apoio à Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), a Águas do Pará está realizando, ainda, uma série de intervenções com foco na melhoria contínua do abastecimento da água fornecida para as cidades de Belém, Ananindeua e Marituba. O investimento compreende reforma e fabricação de novos filtros para Estações de Tratamento de Água (ETAs) e a implantação de sistemas de tratamento e desinfecção em 32 poços da capital, Ananindeua e Marituba.

Os serviços executados pela concessionária serão regulados e fiscalizados pela Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon).



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui