Gestão de Aurélio Goiano viaja por outras cidades em busca de ideias para destravar turismo, pesca ecológica e mineração sustentável – Portal Canaã


Muito já se falou em turismo, pesca ecológica e mineração sustentável em Parauapebas. Em gestões anteriores, os temas aparecem em discursos e planos de governo, mas raramente saíram do papel  e, quando saíram, foram de forma tímida. Agora, a gestão de Aurélio Goiano sinaliza um movimento mais concreto: viajar, conhecer experiências bem-sucedidas e buscar referências práticas para, enfim, destravar essas frentes que podem ajudar o município a reduzir sua histórica dependência da mineração.

Um dos destinos da equipe foi Nova Xavantina, município do Centro-Oeste que tem se destacado pela forma como alia desenvolvimento com preservação. Por lá, o turismo, a pesca esportiva e ecológica, a mineração com responsabilidade ambiental e até a agricultura seguem respeitando os limites do bioma do Cerrado e a importância do Rio das Mortes. A visita foi mais do que institucional: gerou uma parceria para troca de experiências entre as duas cidades, ambas integrantes da Amazônia Legal.

Segundo a secretária adjunta, Nívia Santos,  que participou do encontro, a troca foi inspiradora. A equipe de Parauapebas pôde conhecer, na prática, projetos que fortalecem o ecoturismo consciente, regulamentam a pesca esportiva e aplicam métodos agroecológicos com resultados palpáveis. “Saímos ainda mais motivados a aplicar essas práticas aqui, reforçando nosso compromisso com o meio ambiente e a qualidade de vida da população”, afirmou.

A atual gestão entende que, para transformar o discurso em realidade, é preciso construir pontes e isso significa sair do gabinete, visitar quem já fez e aprender com os acertos. A proposta é clara: avançar na construção de uma nova matriz econômica, que conviva melhor com os 70% de cobertura florestal do município e abra caminhos para o futuro sustentável que Parauapebas há tanto tempo promete e merece.



Source link

Publicar comentário