

O que era para ser sinônimo de lazer, turismo e renda virou meme, polêmica e manchete nacional da pior forma. O Veraneio do Pontão, em Xinguara, que deveria colocar a cidade no mapa dos grandes destinos do Pará, acabou sendo lembrado por polêmica. Em vez de atrair visitantes, acabou espantando oportunidades.
Enquanto cidades vizinhas como Marabá, Palestina do Pará, São Geraldo e Conceição do Araguaia mostram maturidade administrativa e sabem explorar com inteligência a força do turismo sazonal, Xinguara tropeça nos próprios erros. Um vídeo polêmico viralizou. Circulou tanto que foi parar nas páginas de um dos maiores portais de celebridades do país: o site de Léo Dias. Até a noite desta terça-feira (22), eram mais de 7 milhões de visualizações.
A gota d’água? A tentativa frustrada de uma fã em se aproximar do cantor Eduardo Costa para tirar uma simples foto. E o que isso tem a ver com a economia local? Tudo.
O veraneio é mais que um momento de lazer. Ele movimenta bares, restaurantes, pousadas, ambulantes, motoristas, fornecedores locais. É a chance de ouro para Xinguara mostrar seu melhor, gerar renda e atrair investimentos futuros. Mas, quando a cidade vira notícia pelos motivos negativos, a conta chega e é alta. O prejuízo é da imagem da cidade, do bolso do pequeno comerciante e da autoestima da população, que esperava um evento à altura do seu potencial.
É lamentável ver uma cidade com vocação turística tão evidente ainda engatinhando quando o assunto é planejamento e execução. A praia está lá, linda. O povo é acolhedor. O cenário é promissor. Mas, sem estrategia, tudo isso se perde.
O primeiro semestre da nova gestão de Osvaldinho foi de expectativas. Agora, com o segundo semestre batendo à porta, é hora de ouvir mais, planejar melhor e agir. O verão não espera. E os turistas, muito menos.
Xinguara merece mais. Muito mais.