Única escola estadual do Pará premiada com recursos na Olitef 2024, a Escola Estadual Eneida de Moraes, em Ananindeua, recebeu materiais avaliados em R$ 100 mil

Por Fernanda Cavalcante (SEDUC)

26/06/2025 16h38


Estudantes, educadores e gestores da Escola Estadual de Tempo Integral Eneida de Moraes, localizada no conjunto Júlia Seffer, em Ananindeua, celebraram a inauguração do novo laboratório de robótica, nesta quinta-feira (26). O espaço, totalmente reformado e equipado para aulas cheias de inovação e tecnologia, foi conquistado após o excelente desempenho da unidade escolar na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef) 2024, competição nacional que promove o ensino de educação financeira entre estudantes da rede pública.

A instituição, que atende estudantes da periferia da Região Metropolitana de Belém (RMB), foi a única escola estadual do Pará a receber a premiação. No total, os estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Eneida de Moraes conquistaram 18 medalhas – sendo nove de ouro e outras de prata e bronze – colocando a escola em destaque nacional. 

O coordenador de Ensino Médio (Coem) da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), Higor Okada, ressaltou o ótimo desempenho da escola e da rede estadual de ensino na competição. “É uma enorme satisfação estar aqui porque a gente, na Secretaria, enquanto Ensino Médio, pensa justamente nessas políticas. O ano passado foi o primeiro ano da Olitef e já tem uma escola nossa premiada. Ao todo nós tivemos mais de 151 medalhistas na olimpíada e é muito bom ver esse protagonismo de vocês, que é justamente o que a gente vem pedindo. O mais importante de tudo é ver que nós temos professores comprometidos e a parte pedagógica está se sobressaindo”, disse.


Como reconhecimento pelo desempenho, a escola recebeu um kit completo para montagem de um laboratório de robótica, com materiais avaliados em R$ 100 mil. Entre os equipamentos entregues estão impressoras 3D, impressoras convencionais, computador, câmera digital e 12 kits de Arduíno, que agora potencializam ainda mais o currículo de atividades tecnológicas da escola.

Muito feliz pelo resultado, a diretora da escola, Adriana Mesquita, não escondeu a gratidão pelo trabalho, compromisso e dedicação de professores e estudantes. “Muita gratidão pelo trabalho de toda a comunidade escolar, a gestão, os professores. Essa é uma conquista muito grande. Nossa escola é uma escola de periferia, a gente tem se empenhado para proporcionar o melhor para os nossos alunos e o fruto desse trabalho é uma premiação nacional. Sentimento de alegria, muita satisfação e representa muito para nossa comunidade essa conquista”, afirmou a gestora.

O professor de Matemática Layune Muriel, responsável por incentivar a participação da escola na Olitef, destacou a importância da premiação para toda a comunidade escolar. “Essa é a concretização dessa ideia de mostrar para o aluno, para a comunidade, que uma escola da periferia, de um bairro que todo mundo sabe dos seus problemas sociais, é capaz de alcançar grandes coisas. Estou com a ansiedade a mil para começarmos a usar a sala de robótica e já estamos fazendo os planos de aula, vendo sugestões de como trabalhar com os alunos, então tudo isso a gente já está sentando com a equipe pedagógica para organizar. No segundo semestre já vamos começar o uso do espaço”, destacou o educador.

Para a estudante do 8° ano do Ensino Fundamental e medalhista, Isabelly Sofia, ter contribuído para a vitória é inspirador e gratificante. “Foi e é muito bom ter tido esse resultado e ajudado a escola a ter mais um espaço e melhorar o ambiente e a dinâmica escolar. Uma sala de robótica fazia muita falta e agora temos. Vou querer utilizar o espaço sim e acredito que os estudantes que se interessam pela área também vão gostar bastante de usar. Eu me sinto bastante motivada, principalmente pelos professores que ajudaram a gente e, por mais que seja difícil, eu quero e espero continuar nesse caminho vitórias e medalhas”, compartilhou.


A sala de robótica recebeu o nome “Denise Maia” em homenagem à antiga vice-diretora da escola, que morreu este ano após uma grande luta contra o câncer. Presente na inauguração do espaço, a filha da professora Denise, Dilma Charcha, relembrou a dedicação e compromisso da mãe com a educação. “Eu fiquei emocionada quando recebi o convite e achei muito lindo, ela ia amar.  Ela amava a escola, sempre estava à disposição para resolver tudo. Eu também estudei aqui e terminei meu Ensino Médio aqui. Eu sei que a escola era a vida dela, ela sempre dizia que gostava de estar aqui. Me sinto feliz e emocionada”, contou.

A Olimpíada de Educação Financeira – A Olitef é uma iniciativa do Tesouro Nacional em parceria com a B3 – a bolsa de valores do Brasil – e conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC). A competição tem como objetivo estimular o conhecimento sobre finanças pessoais e investimentos entre alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio, preparando os jovens para lidar com os desafios econômicos da vida adulta.



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui