Incêndios florestais deixam 17 mil pessoas deslocadas no Canadá


Mais de 17 mil pessoas foram retiradas de casa nesta sexta-feira (30) em Manitoba, no centro do Canadá, enquanto a província vive um dos piores inícios de época de incêndios florestais, informaram as autoridades locais.ebc Incêndios florestais deixam 17 mil pessoas deslocadas no Canadáebc Incêndios florestais deixam 17 mil pessoas deslocadas no Canadá

Com o aquecimento global, o Canadá é cada vez mais afetado por eventos climáticos extremos, incluindo incêndios de grande escala. O país viveu sua pior época de incêndios florestais em 2023.

“Esta é a maior operação de evacuação em Manitoba nos últimos tempos”, anunciou o primeiro-ministro da província, Wab Kinew, em entrevista coletiva, declarando estado de emergência em toda a região.

Os aviões militares deverão enviar recursos “em breve” para ajudar a retirar os moradores das áreas mais remotas, detalhou Kinew.

O deslocamento de população também afetou a cidade de Flin Flon, onde 5 mil moradores residentes receberam ordens para se preparar para sair a qualquer momento, à medida que as chamas se aproximam da cidade.

Os moradores de várias outras cidades remotas e comunidades indígenas também receberam ordens de retirada.

A expectativa é que a maioria seja transferida para Winnipeg, a capital de Manitoba.

O Canadá tem atualmente 134 incêndios ativos em diversas províncias, incluindo Manitoba, mas também Ontário, Colúmbia Britânica, Alberta e Saskatchewan.

“Pela primeira vez, este não é apenas um incêndio numa região. Temos incêndios em todas as regiões. Isso é uma evidência das alterações climáticas, às quais teremos de nos adaptar”, alertou o primeiro-ministro.

Vinte e dois incêndios florestais estão ativos na província e quase 200 mil hectares de floresta foram afetados no último mês, o triplo da média anual da região.

“Manitoba teve a maior atividade de incêndios no Canadá até agora este ano”, frisou Kirstin Hayward, do Corpo de Bombeiros da província.

De acordo com as previsões das autoridades canadenses, a época de incêndios florestais poderá ser “acima do normal” no centro e oeste do país em junho e julho, e “muito acima da média” em agosto, principalmente devido à seca severa ou extrema que continua a afetar muitas áreas.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.



Source link

Publicar comentário