Alunos da Escola Dom Calábria têm palestra sobre Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia


Atividade foi realizada pelo Ideflor-Bio, em conjunto com instituições parceiras, e faz parte das ações do projeto ‘Jovens Protagonistas do Clima’

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)

19/05/2025 10h42

20250519104031-GC00067165-F00239400 Alunos da Escola Dom Calábria têm palestra sobre Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia

Os alunos da Escola Estadual Dom Calábria, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém, receberam uma palestra sobre o Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, uma das 29 Unidades de Conservação (UC) do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio). A atividade faz parte do projeto “Jovens Protagonistas do Clima”, e foi realizada pelo Ideflor-Bio, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Social (IDAMS) e o Instituto Equatorial.

Segundo a técnica em gestão ambiental do Ideflor-Bio, Sineide Vasconcelos, a ação destacou a importância da UC para os alunos e o histórico de criação do espaço.

20250519104032-GC00067165-F00239401 Alunos da Escola Dom Calábria têm palestra sobre Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia

“Os alunos ficaram surpresos ao conheceram a abrangência da área do Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, que envolve os municípios de Ananindeua, Santa Izabel, Marituba e Benevides”.

A técnica disse, ainda, que os estudantes também  vivenciaram uma atividade de campo autorizada e guiada por um condutor habilitado pelo Ideflor-Bio.

Sineide também ressaltou que os alunos conheceram mais sobre a importância da relação homem e natureza. “Os alunos também aprenderam sobre fauna, flora, lagos, rios e igarapés, além da Trilha da Samambaia e da Seringueira, que fazem parte do Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia”, complementa a técnica.

Conscientização – O diretor presidente do Instituto IDAMS, Frank Galvão, enfatizou que a ação veio para fortalecer as ações em prol do clima, realizadas pela a instituição. “Esta ação é fundamental para formar jovens mais conscientes das mudanças climáticas porque oferece a eles conhecimento, vivências locais. Ao participar de atividades como palestras, oficinas e principalmente as visitas através de trilhas na REVIS, os alunos compreenderam na prática  como as mudanças climáticas impactam o seu território e a vida em suas comunidades”, frisou.

20250519104030-GC00067165-F00239399 Alunos da Escola Dom Calábria têm palestra sobre Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia

Para o gerente da Região Administrativa de Belém do Ideflor-Bio, Júlio Meyer, “a presença do Ideflor-Bio nas escolas da Região Metropolitana de Belém, por meio de ações como essa, reforça nosso compromisso com a educação ambiental e com a valorização das Unidades de Conservação, como o Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia. É fundamental que os jovens compreendam desde cedo o papel que esses territórios desempenham na proteção da biodiversidade e no enfrentamento às mudanças climáticas. Acreditamos que investir na formação de uma geração mais consciente é também cuidar do nosso futuro coletivo”, afirmou.

Texto de Sinval Farias, com supervisão de Vinícius Leal / Ascom Ideflor-Bio



Source link

Publicar comentário