Há três anos, a unidade atende uma gama de especialidades ambulatórias, oferta Hemodiálise e o Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea)

Por Ascom (Governo do Pará)

15/05/2025 11h40

Aos 39 anos, Patrícia Pinto Sousa, auxiliar de serviço gerais, notou pequenos nódulos na região da mama. Ela recorreu ao serviço médico, que o solicitou uma série de exames para a conclusão do seu diagnóstico. O rastreamento, que está sendo feito na Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, tem agradado a paciente pela sua eficiência na entrega. “Já fiz mamografia, ultrassonografia e biópsia. Tudo na melhor qualidade, muito bom”, elogiou. 

Assim como Patrícia, o serviço realizado pela unidade do Governo do Estado, é considerado de excelência pelos pacientes e acompanhantes, é o que aponta o Índice de Satisfação do Usuário, que nos primeiros quatro meses de 2025, registra a média de 93,75%. O dado revela o compromisso com a saúde pública, através da eficiência, acessibilidade e qualidade da assistência que proporciona um atendimento integral e gratuito para os moradores da região do Lago.

Administrada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), a Poli oferta desde consultas médicas até procedimentos especializados. São disponibilizadas, através do Sistema Único de Saúde (SUS), especialidades médicas e não médicas, abrangendo 33 ambulatórios. Entre as especialidades médicas, destacam-se cardiologia geral, neurocirurgia, ginecologia, dermatologia, psiquiatria, ortopedia, pneumologia, alergologia, entre outras.

A Poli mantém, ainda, o Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea). Francinea Borges, tia de Pedro, de 10 anos, elenca vários benefícios que a unidade trouxe no desenvolvimento da criança.

“Vejo, agora, ele caminhando para adolescência e apresentando uma mudança enorme. Depois que ele passou a ser acompanhado no Natea, ele diz agora que tem de ter rotina e quer fazer as coisas sozinho. Diz que dá conta. Eu tinha medo de ele se tornar muito dependente de mim. Estou muito feliz com a metodologia dele para pensar. O Natea é uma peça fundamental aqui na terra. Abaixo de Deus, está a Natea para a gente”, disse a autônoma, responsável legal do menino.

Hemodiálise

Os moradores do sudeste paraense, também podem contar com a clínica de hemodiálise da Poli do Lago, a qual conta com 30 máquinas que fazem a filtragem do sangue, retirando líquidos e toxinas, como ureia e creatinina. Os pacientes são atendidos em três sessões semanais.

Quem usa o serviço e o aprova é Alex da Silva Ramos. Antes da implantação da unidade, ele precisava ser atendido em Belém. Agora, com a descentralização dos atendimentos de hemodiálise da capital, ele não precisa percorrer longa distância. “Ficou mais perto da onde moro e gostei muito do atendimento. Fiquei surpreso porque não é costume a gente ter um espaço assim e ainda ser bem tratado. Estou confiante no meu tratamento”, agradeceu.

Avaliação

O atendimento na unidade é avaliado através de uma Pesquisa de Satisfação aplicada diariamente aos usuários de forma coletiva e individual, pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

“A pesquisa permite que o usuário registre suas dúvidas, solicitações, sugestões, críticas ou elogios por meio de um formulário. Além disso, o usuário é convidado a responder a um questionário que aborda aspectos como: o tempo de espera para o atendimento, a simpatia e educação do profissional que o atendeu, e a clareza e compreensão das informações fornecidas”, explicou a assistente administrativo, Cleidiane de Sousa, que atua no setor.

Ela lembra que com base nas respostas, o usuário pode expressar sua opinião sobre os setores e os serviços recebidos na unidade. “As manifestações são analisadas detalhadamente e classificadas conforme suas especificidades. Após essa análise, as questões são encaminhadas aos setores responsáveis para conhecimento e/ou providências, e uma devolutiva é enviada ao manifestante com a resposta ou ação tomada”, acrescentou.

Para Cleidiane, a pesquisa assegura o atendimento humanizado prestado pelos colaboradores, proporciona maior aproximação entre os usuários e a instituição e amplia a visão dos gestores, através da ótica do usuário.

Para a diretora executiva da Poli, Léia Sandim, o índice de quase 94% de satisfação é um reflexo do trabalho diário desempenhado pelos profissionais da unidade. “Saber que alcançamos quase 100% de satisfação, nos mostra o quando estamos seguindo para um caminho certo. Promovendo segurança, assertividade e qualidade aos serviços de saúde da população, não apenas de Tucuruí, mas de sete municípios”, garantiu a gestora.

Serviço:

A Policlínica Lago de Tucuruí é referência para a Região de Integração Lago de Tucuruí – Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna e Novo Repartimento.

 A unidade fica situada na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, em Tucuruí. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, e a clínica de hemodiálise funciona também aos sábados. Todos os serviços são totalmente gratuitos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto de Roberta Paraense 



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui